terça-feira, 25 de março de 2014

Basquete no Brasil: NBB ou VBB?

No último post, falei que acabei indo ver "Elis, a musical" porque o programa que eu ia fazer em São Paulo foi cancelado. Assim, vou detalhar agora do que se tratou esse cancelamento.

O meu programa na capital paulista era ver o jogo de basquete entre Palmeiras e Minas, pelo Campeonato Brasileiro, que agora tem o nome pomposo de NBB (Novo Basquete Brasil). O jogo estava marcado para as 18 horas do último sábado, e eu comprei as passagens e reservei o hotel com onze dias de antecedência. Dois dias antes da viagem, entrei no site da Liga de Basquete só para confirmar o horário do jogo, e, para minha surpresa, a partida havia sido adiada. Não sei quando exatamente se deu o adiamento, mas certamente foi nos onze dias que antecederam a data original, e eu não vi em nenhum lugar a notícia do adiamento, nem a justificativa para o mesmo. Simplesmente a tabela mostrava a nova data.

Entendo que imprevistos existem, e nenhum evento tem 100% de confirmação para o horário marcado. Mas não me parece o caso de ter havido algum imprevisto. A Liga simplesmente adiou o jogo de forma aleatória, me deixando com uma passagem e uma reserva de hotel na mão, sem saber o que fazer com elas. Será que esse é o jeito correto de administrar, e popularizar, não só o basquete, mas qualquer evento? Há alguns anos, estive nos Estados Unidos e fui ver um jogo entre New York Knicks e Chicago Bulls. Vários meses antes, eu já sabia o dia e horário exatos em que a partida seria realizada, e comprei meu ingresso com quatro meses de antecedência. Não houve nenhuma alteração, e, se houvesse, seria por um motivo de força maior realmente justo - como um atentado terrorista, e não simplesmente a vontade de algum gestor. E aqui, não se trata de "país rico" e "país pobre", é só uma questão de organização, e, acima de tudo, de respeito ao consumidor - ou ao torcedor, no caso de eventos esportivos.

Isso leva à pergunta que coloquei no post. Quando a Liga Nacional de Basquete foi formada, e rebatizou o campeonato brasileiro de NBB (Novo Basquete Brasil), a promessa era de modernizar o esporte e sua gestão no país. Passados vários anos, parece que nada mudou. Não seria o caso de rebatizarmos o campeonato como VBB (Velho Basquete Brasil)?

Um pequeno adendo: com que direito a Liga resolveu "zerar" a história do basquete desde a sua criação? Todas as estatísticas que eles publicam (na Internet, nas redes sociais, etc.) contam apenas eventos posteriores à sua criação. Por exemplo, "Minas e São José se enfrentaram x vezes no NBB, com y vitórias do Minas e z vitórias do São José". Por que o passado do basquete ficou esquecido?

Nenhum comentário: