domingo, 13 de abril de 2014

Cinema francês

Colocando em dia os assuntos atrasados, há aproximadamente uma semana visitei o Shopping Liberty Mall, um dos mais agradáveis da cidade (apesar do estacionamento caríssimo), e, no cinema do shopping, vi dois filmes franceses.

A primeira sessão teve lugar na sexta-feira retrasada, dia 4. Nessa ocasião, vi o muito bom "Ela vai" ("Elle s'en va, no original). No filme, Catherine Deneuve, sempre em ótima forma, intrepreta uma viúva que, largada pelo amante, resolve sair de carro pelo País, e passa por diversas situações que saem da mesmice do dia-a-dia. Um filme bem-humorado, que não decepciona e permite quase uma hora de boa diversão.

Três dias depois, foi a vez do excelente "Prenda-me" ("Arrêtez-moi", no original), que trata de uma mulher que, dez anos após o suicídio de seu violento marido, vai à delegacia e confessa à delegada de plantão que, na realidade, ele não havia se jogado da janela de seu apartamento, mas ela o havia empurrado. A maior parte do filme se desenvolve dentro da delegacia, com as conversas entre as duas mulheres. A tensão que se desenvolve entre elas prende a atenção até o final. A meu ver, o melhor dos dois filmes.

Duas ótimas chances para ver o bom cinema que se faz além de Hollywood. Recomendo bastante os dois filmes a quem tiver chance de vê-lo em sua cidade.

Nenhum comentário: