sexta-feira, 4 de abril de 2014

65 ou 26

Depois de publicar, há alguns dias, um post comentando a pesquisa que indicava que, na opinião de 65% dos brasileiros, mulheres que usam roupas "provocantes" merecem ser "atacadas", agora é divulgada a "errata", indicando que esse número é de "apenas" 26%. A justificativa é que houve falhas metodológicas na indicação do valor de 65%.

Inicialmente, acho que mesmo esse novo número é lamentável. Ainda é absurdo pensar que, a cada quatro brasileiros, um defende a violência sexual contra a mulher quando esta se veste de uma forma atraente. Mas há, sim, um certo alívio em pensar que o número de pessoas que pensam assim é muito menor do que se imaginava pelo primeiro levantamento.

De toda forma, esse "alarme falso" serviu para abrir um importante debate, sobre a questão da violência sexual. O assunto foi amplamente discutido na sociedade nos últimos dias, e, com certeza, até mesmo uma parte dos 26% que pensava que a vítima de estupro pode ser culpada reviu suas posições. Ninguém que participa de redes sociais ficou alheio ao assunto, e a campanha "Eu não mereço ser estuprada" tomou grandes proporções. Que esse seja um grande primeiro passo para que esse crime hediondo seja abolido da sociedade.

E, finalizando, uso de roupas "provocantes" não justifica nem mesmo "cantadas" de mau gosto. E, como eu disse da outra vez, nenhuma vítima é culpada de um crime. Ninguém é culpado de ser assaltado por estar andando em uma rua escura.

Nenhum comentário: