segunda-feira, 31 de março de 2014

Ainda a questão da mobilidade urbana

Não faz muito tempo que eu escrevi aqui no Panorama R sobre a questão da mobilidade urbana, com foco especialmente no transporte público do Distrito Federal. Pois bem, hoje me deparo com a notícia de que serão construídas duas pistas expressas que ligarão o Balão do Torto ao Balão do Colorado, no caminho para Sobradinho. A promessa é de acabar com os engarrafamentos nos locais - ou, nas palavras do Governador Agnelo Queiroz, "mudar a história da mobilidade urbana no DF".

Há poucos dias, vi uma metáfora que expressa exatamente a situação da forma como a questão da mobilidade urbana vem sendo tratada no Brasil todo, em especial em Brasília: "Combater congestionamentos alargando vias é como combater a obesidade afrouxando o cinto". A mensagem é clara. Alargar as pistas pode trazer um alívio temporário, mas, se a causa do problema não for combatida, em pouco tempo será preciso alargar novamente as pistas. Traduzindo: a solução definitiva do problema do trânsito passa necessariamente pelo investimento em transporte público.

Sabemos que simplesmente não há metrô para a parte norte do Distrito Federal. Moradores da Asa Norte, Sobradinho e Planaltina, além do Paranoá, não têm esse meio de transporte à sua disposição. E as linhas de ônibus que fazem esse percurso são extremamente deficientes. É muito difícil fazer o percurso Sobradinho-Plano Piloto ou vice-versa usando os meios públicos. Assim, só resta aos moradores usar o automóvel próprio. Assim, os engarrafamentos são inevitáveis.

Somente com o investimento adequado em transporte público o problema dos congestionamentos será resolvido. É necessário construir mais linhas de Metrô, e criar novas linhas de ônibus e aumentar a frota nas linhas já existentes, com ônibus em bom estado de conservação. E também investir na construção de ciclovias por todo o Distrito Federal. É caro fazer Metrô? Certamente é, mas é melhor andar a passos lentos do que simplesmente não investir nada na construção de novas linhas, como vem acontecendo. Construir novas pistas é apenas um paliativo, e, no longo prazo (talvez até antes), as novas pistas também estarão congestionadas.

Já passou da hora de os administradores de Brasília e das diversas cidades brasileiras mudarem o foco dos investimentos em mobilidade urbana, e entenderem que esse foco deve ser o transporte público. Do contrário, não há solução para o caos urbano.

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