sábado, 29 de março de 2014

Consternação

Consternação. É a única palavra que me vem à mente ao tomar conhecimento da pesquisa, que vem sendo amplamente divulgada pela imprensa e pelas redes sociais, que afirma que 65% das pessoas pesquisadas acreditam que as vítimas de estupro são culpadas pela barbárie sofrida.

Não vi detalhes sobre a pesquisa, mas prefiro acreditar que esse número se deve a alguma falha metodológica, ou a algum grupo de pessoas que tenha tentado, em tom de brincadeira, mudar o resultado da pesquisa - ou, como se diz na gíria, trollar a pesquisa. Não dá para entender como tantas pessoas tenham um pensamento tão pequeno, e não só acreditem que os estupros acontecem porque as vítimas provocam os estupradores, como dizem isso abertamente. Eu entenderia que, se entrássemos na mente das pessoas para descobrir a verdade, talvez tivéssemos um número parecido de pessoas que têm essa opinião, mas ver que tanta gente diz isso abertamente chega a ser até mesmo constrangedor.

Nenhuma vítima de crime deve ser considerada culpada pelo crime. Assim, quando alguém é assaltado, não deve ser considerado culpado porque "estava andando naquela rua escura naquela hora" ou porque "estava namorando no carro". Quem sofre um golpe não deve ser culpado porque "confiou naquele pilantra". Da mesma forma, a vítima de estupro não deve ser considerada culpada porque "estava usando uma roupa provocante", ou algo do tipo. Nada, absolutamente nada, justifica a ação de nenhum criminoso.

Às vezes, parece não haver mais esperanças de que a mentalidade das pessoas mude. Até quando?

Nenhum comentário: