quinta-feira, 26 de julho de 2007

O Primo Basílio

Soube que está próximo o lançamento do filme "O primo Basílio", película brasileira inspirada no livro homônimo de Eça de Queiroz. Já estava em tempo de a Sétima Arte se ocupar de uma das mais importantes obras da literatura lusa.

Já tive o prazer de ler o livro, e é uma obra que desnuda de forma impressionante os diversos caracteres humanos. Jorge, o bom marido, homem trabalhador, Luísa, perfeita esposa até ter sua fragilidade totalmente exposta, Basílio, o conquistador desapaixonado, e Juliana, a pessoa humilde que se agarra a uma oportunidade de subir na vida sem medir conseqüências. E creio que não me cabe falar mais do livro, ou vou estragar surpresas.

Confesso que estou curioso em ver esses personagens ganhando vida no cinema. Assim que tiver chance de ver o filme, vou comentá-lo por aqui.

A propósito, minha atual incursão literária é o Febeapá, do imortal Stanislaw Ponte Preta. Até aqui estou gostando. Depois eu conto como foi.

Nenhum comentário: