quinta-feira, 24 de abril de 2014

É campeão!

Demorei um pouco para postar aqui, mas, na última segunda-feira, eu vivi uma das maiores emoções futebolísticas da minha vida.

Na referida data, fui ao Estádio Mané Garrincha,  para acompanhar a partida entre Brasília e Paysandu, pela final da Copa Verde, competição que envolve times do Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo.

Não vou analisar a partida em si, pois já fiz isso no Campo de Terra. A história é bem conhecida: depois de perder por 2 a 1 em Belém, o Colorado devolveu o placar e levou o jogo para os pênaltis. Aí o Brasília ganhou de 7 a 6 e levantou a taça. Quero, ao invés disso, discorrer sobre o que fez essa partida tão especial.

Em primeiro lugar, o Brasília interrompeu um jejum de 27 anos sem títulos. A última taça havia sido o Campeonato Brasiliense de 1987. Eu, que moro em Brasília desde 1994, e desde então "adotei" o Brasília, nunca havia visto o Colorado levantar uma taça. E as circunstâncias certamente colaboraram para que esse momento fosse ainda mais incrível: gol do Paysandu no final, levando o jogo para os pênaltis, Paysandu tendo o pênalti do título para cobrar - e desperdiçando, goleiro espalmando para dentro o último pênalti do Brasília... claro que as circunstâncias colaboraram.

Depois disso, a taça veio no aniversário da cidade, o que não deixou de ter um simbolismo. E, talvez até mesmo por causa desse simbolismo, milhares de moradores da cidade aproveitaram o feriado para apoiar o time da cidade. Pessoas que não costumo ver nos jogos do Brasília estavam lado a lado comigo e com a pequena mas fiel torcida colorada. E ver tanta gente junto torcendo por um time de futebol de Brasília é algo que eu não via havia muito tempo. Foi uma festa muito bonita.

Com tudo isso, o resultado não poderia ser outro senão um dia inesquecível.  O dia em que, enfim, vi o Brasília campeão. O dia em que uma cidade se uniu para torcer pelo time que leva o seu nome. O dia em que o Mané Garrincha viveu uma festa genuinamente candanga, sem precisar "importar" clubes para jogar lá.

Obrigado Brasília!!!

É campeão!!!

Um comentário:

Roberto Marques disse...

Grande Raul sempre sapiente e emocionante.