sábado, 29 de março de 2014

Brasiliense 0x3 Brasília - emoção (também) na Capital

Na última quarta-feira, estive no Estádio Serejão, em Taguatinga. Nesse estádio, Brasiliense e Brasília se enfrentaram pelas semifinais da Copa Verde - torneio organizado pela CBF, que reúne clubes do Norte, do Centro-Oeste e do Espírito Santo. Uma tarefa difícil para o Colorado, que é um dos clubes mais tradicionais de Brasília, mas que não ganha um título desde 1987. O Brasiliense havia ganho o primeiro jogo por 2 a 0, no Bezerrão - com mando de campo do Brasília - e era necessário vencer por pelo menos três gols de diferença, coisa que o Brasília nunca havia conseguido em jogos contra o Jacaré.

Um bom futebol no primeiro tempo, e a vantagem por 1 a 0, pareciam indicar que ainda havia muito por jogar, e a classificação colorada não era impossível. Aí veio o segundo tempo. O Colorado demorou 30 minutos para marcar o 2 a 0, resultado que levaria o jogo para os pênaltis. E esse parecia o destino do jogo quando, perto do final, o Brasília marcou o terceiro, fazendo explodir a parte do estádio que havia ido torcer pelo Brasília - da qual eu fiz parte. Àquela altura, mesmo que o Brasiliense marcasse um gol, o Brasília estaria classificado, porque havia marcado três gols fora de casa, contra dois do adversário. Mas o jogo terminou mesmo com a vitória do Brasília por 3 a 0, e a classificação para a final.

Foi o tipo de jogo para desmentir de vez a história de que os jogos entre clubes de Brasília não têm emoção, um verdadeiro "tapa na cara" de quem acredita que só existe futebol nos grandes clubes. A partida pode não ter sido um primor de técnica, mas certamente não faltou emoção para quem esteve lá. Vaga assegurada na final, o Brasília enfrentará o Paysandu. A primeira partida será em Belém; a segunda, em Brasília - e cogita-se usar o Mané Garrincha para a realização desse jogo. Seja onde for, quem sai fortalecido é o futebol de Brasília, tão mal administrado e ignorado por imprensa e cidadãos locais.

Nenhum comentário: