terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Integração latinoamericana

Leio no UOL que os países da América Latina acabam de criar um bloco regional, do qual não fazem parte os Estados Unidos e o Canadá. Considero essa uma ótima notícia, até por ser a favor da integração entre os países. Sei que sou até meio utópico nesse assunto, mas acho que a criação da União Europeia, em especial a adoção do Euro e o Tratado de Schengen (que eliminou todas as barreiras alfandegárias entre os signatários) foi um passo gigantesco até mesmo na história da humanidade. Por isso entendo que, desde que não haja prejuízos para a população de nenhum dos países envolvidos, a criação de blocos de países é sempre bem-vinda.

No caso da América Latina, entendo que existe uma grande afinidade entre os países, que, embora tenham entre si diferenças importantes, enfrentam basicamente os mesmos problemas de má distribuição de renda e grande dependência económica dos países desenvolvidos. Essa união pode torná-los mais fortes em suas relações internacionais, em especial com os Estados Unidos, que acabam dominando o restante da América por seu poder econômico. Pode ser um caminho importante para o enriquecimento dos países do bloco e superação de seus principais problemas.

Por outro lado, o acordo não pode representar um rompimento com os Estados Unidos. Por mais que se critique esse país, ele é sem dúvida um parceiro comercial importante para o bloco. E essa parceria se dá nos dois sentidos. Se a América Latina precisa dos Estados Unidos, a recíproca é muito verdadeira. Afinal de conta, ela constitui um gigantesco mercado consumidor para os produtos estadunidenses, e, se os Estados Unidos abrirem mão desse mercado, terão grande prejuízo.

Enfim, vou aguardar mais informações sobre o novo bloco, bem como sua evolução, antes de tecer maiores considerações. Mas acredito que o acordo será bom para os países integrantes do bloco.

Nenhum comentário: